sábado, 28 de abril de 2012

E a escola de lá é boa?

Tá, aí você pergunta: pra que diabos os 4 anos de CCAA serviram, se para falar inglês fluentemente você vai gastar uma baba de dinheiro fazendo curso de inglês no exterior? Muito simples. Os cursos que fazemos aqui no Brasil nos ensinam sim, fato, mas o medo de falar errado e a falta de segurança atrapalham o desenvolvimento do aprendizado – principalmente quando você não usa o inglês diariamente. Filmes ajudam, seriados ajudam, mas no frigir dos ovos, o seu idioma fica lá, atrofiando e enferrujando com a falta de uso. O aprendizado do inglês se divide em 3 etapas – o ouvir, o falar e o escrever (listen, speak and write). Tem gente que é melhor em um ponto, pior em outro, enfim, cada um assimila o idioma estrangeiro de um jeito.

A introdução chata é para explicar os motivos do intercâmbio ser uma experiência legal. “Ah, mas isso é coisa de adolescente”, dirá algum amigo tirado a sabidão. Mas não é, acredite. Quando o sabidão for fazer uma entrevista de emprego em uma grande empresa, uma multinacional, aí terá a pergunta: “Você tem alguma experiência internacional que não seja por turismo?”. Aí o sabidão, que leu todos os clássicos da literatura mundial, mas só foi uma vez ao Louvre e se acha profundo conhecedor da história da arte, vai ficar para trás. O sabidão não passará de mais um brasileiro classe média-alta que fez uma viagem pra fora do país.

O intercâmbio é diferente, principalmente aqueles com a opção de trabalho (chamados de work experience), pois te dão gana e instinto de sobrevivência em um país estranho – qualidades que são primordiais para fazer a diferença entre um zé-ruela e um empreendedor. Não preciso nem dizer qual dos dois nós queremos ser, né?


Agora, a minha escolinha lá em Bournemouth: Kaplan International Colleges. A boa localização e 70 anos de experiência em ensino de inglês para estrangeiros me fizeram optar por ela. É uma das mais renomadas e tem em diversas cidades do mundo. Achei que adicionar o nome dela ao meu currículo seria muito bom. Mesmo assim, ao escolher a Kaplan, me senti atirando no escuro, pois não conheço ninguém que estudou nela. Então, fui buscar na internet e achei comentários positivos. Vamos ver como será lá, né?

Gostei bastante do atendimento da Kaplan também. Duas funcionárias estão sempre online e todas as vezes que pedi sugestões e tirei dúvidas, elas foram bastante solícitas no atendimento por e-mail. Até preço do pão de Bournemouth elas me contaram, só pra ter uma ideia de como não me senti desamparada.


O que eu já sei é que a Kaplan, assim como todas as escolas de inglês lá fora, vai me receber em uma segunda-feira. Eles sempre abrem turmas às segundas. E neste dia farei um teste de nivelamento, para daí ser encaminhada para a minha turma, de acordo com o nível que eu apresentar.


Um dos primeiros e-mails que recebi de lá tinha descrito um exemplo de calendário de atividades – outro quesito que achei BEM legal lá na Kaplan. Além das aulas, que ocorrem nas manhãs de segunda à sexta, durante as tardes e noites eles fazem atividades de integração e de conversação, como idas ao cinema, passeios guiados por atrações turísticas da cidade, partidas de futebol e vôlei de praia, saraus de poesia e viola e – claro - as famigeradas festinhas temáticas.

Agora é esperar e ver se a expectativa se concretiza!

5 comentários:

  1. Oi Brenda, estou pretendendo fazer um intercambio, e seu blog esta sendo um dos melhores.. continue postando.. beijos Manu

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Emanuelle! Vou postar essa semana mais detalhes sobre como organizar a mala. Sá faltam 15 dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí? Conta mais. A propósito, caso você não tenha conhecimento(a despeito da "nova era" da informação): BAHIA Campeão 2012!

      Excluir
    2. Seja bem vindo, ALL, apesar do seu péssimo gosto para times de futebol... rsrsrs Tem post novo sobre a casa da família que vou ficar. Passa lá! Abs, Brenda

      Excluir
  3. Brenda... me conta...
    como foi que definiram seu horário de estudo?
    Você já estava lá, foi aqui no Brasil ainda? Quais as premissas para que alguém estude de manhã?
    Minhas curiosidades ahahhaah
    obrigada!

    ResponderExcluir