domingo, 1 de julho de 2012

A grande família - The great family

Sorte na vida é fundamental. Mesmo com o esforço, suor e trabalho. Sorte é o tempero que só é salpicado nos pratos mais refinados, ou seja, nas pessoas que a merecem. E hoje só faço agradecer aos céus, anjo da guarda, destino e todos os movimentos astrológicos que fazem me sentir iluminada ao encontrar pessoas tão especiais ao longo dos meus 29 anos. Essa introdução poética é só para falar da minha estada afortunada na casa da família Simons, em Bournemouth.

Ao escolher o esquema de “casa de família” para me acomodar na cidade durante o curso de inglês de 1 mês, foi o mesmo que dar um tiro na escuridão. E desde o dia que cheguei na cidade, percebi que tive muita sorte ao estar hospedada na casa de Peter, Roxanne e Eva. Extremamente simpáticos e solícitos, os integrantes desta família tornaram a minha estada na Inglaterra ainda mais especial. Me ajudaram muito, cuidaram de mim e principalmente da minha saúde.

Por isso, esse post é para agradecê-los pelo carinho e mostrar aos intercambistas como se comportar dentro de uma casa de família durante a viagem. Vamos lá!

- QUARTO: Procure deixar suas coisas arrumadinhas. No dia que fechar o pacote do intercâmbio com sua agência, você será questionado sobre dividir o quarto com alguém ou não. Eu quis ficar sozinha e meu quarto era ótimo, como mostrei no post do mês passado. Mas não é porque você está pagando pela hospedagem que você deve deixar suas coisas de qualquer jeito.

- REFEIÇÕES: Como fiz cirurgia bariátrica há 4 meses – e deixei isso bem claro ao enviar minhas requisições para a agência – eles procuraram fazer comidinhas mais leves e todo jantar tinha salada ou verduras e legumes fresquinhos para mim. MUITO FOFOS! Fiquei me sentindo ainda mais privilegiada ao saber de alguns colegas da Kaplan que os seus “pais” lhe ofereciam apenas comida congelada. Enquanto na minha casa, Peter fazia um prato diferente a cada dia. Destaque para a lasanha e para os charutos de uva. Nhamnham!

- AVISE QUANDO NÃO FOR JANTAR: Importante isso, pois a família prepara o rango pra você e jogar comida fora não é legal em nenhum lugar do mundo. Várias vezes não jantei em casa, pois estendia a aula em um pub e jantava na rua. Sempre que isso acontecer, mande uma mensagem SMS para a família. Na minha casa, Roxxy era fofa demais e sempre guardava o rango na geladeira para eu almoçar no dia seguinte e economizar. Uma linda!

- ROUPAS: Não sei bem, mas acho que cada casa tem um esquema diferente. Na minha, Roxxy deixava um cesto para que eu colocasse minhas roupas sujas. Aos sábados ela jogava tudo na máquina de levar e secar, depois me devolvia. Levei um ferro de passar de viagem que me ajudou bastante com os cuidados com minhas roupinhas. Se tiver dúvidas, pergunte à família como proceder com suas roupas. Caso eles não queiram lavar ou se você está em residência estudantil, existem dezenas de lavanderias pela cidade.

- REGRAS: Cada família tem suas regras. Os Simons tinham poucas e não me reprimiam por nada... Inclusive me deixavam a vontade para pegar café, chá, leite e frutas quando eu quisesse. A regra mais firme na minha casa era em relação ao barulho após às 20hs, hora em que a Eva (3 anos) ia dormir. Por isso, eu tinha que ter mais cautela ao entrar e sair da casa e falar com minha família no Brasil em voz alta na internet. Mas só foi isso! A Gogo, chinesa que conheci em Amsterdam, disse que a família dela era um porre. Não a deixava fazer nada e quando ficava mais que 15 minutos no banho a “mãe” ia bater na porta mandando ela sair. Ela não podia entrar em alguns cômodos da casa. Nenhuma família é perfeita, apesar de eu ter tido sorte. Minha colega de sala Sevda disse que a “irmã” que mora na casa não olhava na cara dela e nem dava “bom dia”.

- SE NÃO GOSTAR NA FAMÍLIA: Se a hospedagem estiver ruim, não é preciso sofrer por isso! Quem escolhe a sua família é a escola de inglês, logo, se a convivência estiver uma droga, procure o setor responsável. Na Kaplan tinham duas mulheres que lidavam com isso. Não esqueça que você está pagando por este serviço. E assim como qualquer consumidor, você deve receber pelo o que pagou! É possível trocar de família, não se estresse.

- EDUCAÇÃO: Bom dia, boa tarde e boa noite. Com licença, obrigada! Nem vou me estender mais sobre isso. Educação é fundamental para tudo e os ingleses são gentlemen!

- LIMPEZA: Voltando ao quesito “deixar tudo limpinho”, realço aqui alguns hábitos na Europa. Minha família era limpa e organizada, graças a Deus! Mas tem muita gente porquinha lá no velho continente. Não se assuste quando você entrar no ônibus e subir o fedorzinho de CC. Nós brasileiros temos que agradecer aos índios que nos ensinaram a tomar banho todo dia! Não se adapte aos hábitos ruins, pelamôr!

- AGRADEÇA: Não é todo mundo que sabe receber bem as pessoas em casa. Ao voltar para o seu país, agradeça a hospedagem! Comprei flores e cartão para a família e fui presenteada por Eva com um desenho lindo! Vai para o álbum! Roxxy ainda me deu um cartão amável, desejando boa sorte e sucesso no meu futuro.




Thanks for everything, Roxxy, Peter and Eva!!

5 comentários:

  1. Ola Brenda.fazendo pesquisa na internet sobre intercambio na Inglaterra cheguei ao teu blog. Estou lendo e adorando tuas dicas.Eu estou matriculada para ir em março de 2014 para bath por 3 semanas.Estou cheia de duvidas pois alem de ser meu primeiro intercambio eu ja sou bem mais velha, tenho 57 anos e sou um pouco insegura .
    Estou adorando teus posts.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, Elizabete!Não fica insegura... Será uma experiência maravilhosa e Beth é uma cidade lindíssima, vc vai adorar! É uma cidade cheia de movimentos culturais, um lugar mágico... aproveite bastante e se puder, verifique as atividades da universidade de lá. Qualquer dúvida, entra em contato pelo meu email: brendaram@gmail.com
    Beijão e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Ola Brenda, que bom encontrar teu retorno.
    Quero te perguntar mais uma coisa. Eu me matriculei para ficar 4 semanas, vou estudar na Kaplan, mas com a valorizacao da libra acho que vou ter que reduzir para 3 semanas. Me da tua opiniao, achas que 3 semanas é um tempo bom para ficr. Eu estou estudando ingles aqui em Porto Alegre, mas meu nivel é pouquinho mais que iniciante.
    Um abraço.
    Elizabete

    ResponderExcluir
  4. Bom... eu particularmente acho que a experiência será muito mais proveitosa pra vc se passar 4 semanas ou mais. Acho q o ideal pra vc seria 2 ou 3 meses. Pra sair com o inglês tinindo, sabe? Mas se não deixe de ir, mesmo em 3 semanas vc perceberá uma diferença brutal no nível do seu inglês. Aproveite ao máximo as aulas, pratique com colegas e o principal: EVITE ANDAR COM BRASILEIROS. Assim vc se obriga a falar inglês sempre!! Boa sorte!

    ResponderExcluir