domingo, 1 de julho de 2012

Jurassic Coast

A última semana em Bournemouth trouxe um dilema intenso (para mim, claro). Como estar na Europa sem ao menos visitar um castelo? Eu, linda, brazilian princess, merecia ver ao menos um! Então na quinta-feira matei aula (com aviso-prévio, óbvio!) e fui fazer um passeio pela Costa Jurássica, uma região que compreende cidades litorâneas do sul da Inglaterra, em especial a Ilha de Purbeck. Quem curte geologia e história não pode perder esse tour quando estiver em Bournemouth! Fui pela agência Discover Dorset e custou £35.

No meu grupo só tinha idosos – isso NÃO É uma reclamação, pois quem me conhece sabe que eu adoro a 3ª idade! Rs! Fomos conversando todo o passeio sobre a crise europeia e sobre a ascensão da economia brasileira. Eu e meus amigos vovôs fomos primeiro no Durlston Country Park, um parque cheios de trilhas e mirantes com vistas lindas para o mar. O guia Richard explicou que devido aos movimentos da terra, naquela região é possível encontrar vestígios de pelos menos 3 eras diferentes. Na área do parque funcionava um porto há séculos e alguns países como a Alemanha tentaram tomar posse da região. Um grande construtor e dono de uma pedreira localizada lá, homenageou a região colocando um globo de pedra, The Great Globe. Segundo o Google, é o mais pesado do mundo, com mais de 4,4 toneladas.E advinha o que encontrei? A Bahia! Mostrei toda feliz minha terrinha marcada no planeta aos meus companheiros velhotes. Depois de curtir a paisagem, fomos a um café fofo que funciona dentro de um castelo do início do século passado. Lá a 3ª idade foi de tea e eu de pint. Claro!



Depois seguimos para o Castelo de Corfe. O palácio foi morada de reis e rainhas da Inglaterra nos séculos XI, XII e XIII e tem histórias super nebulosas. Príncipe que matou rei, rei que aprisionou esposa, primo que matou prima, enfim, o local é marcado por diversas disputas de poder no Reino Unido. Para conhecer o castelo você precisa pagar um ticket de £7,7. Fui, pois adoro história e lá dentro tem mil informações que fazem você viajar no glamour e nas intrigas da vida monárquica britânica. Como ainda é hoje - vide a casa de Elizabeth que está sempre cheia de fofocas e traições. Vale dar uma voltinha pela vila ao redor do castelo, que é toda de pedra e com excelentes pubs e cafés.



A manhã ensolarada nos abandonou, como sempre, e as brumas deram um ar de filme épico ao nosso próximo destino, a Kimmeridge Bay. A praia local é cheia de pedras e a graça de lá é vestir sua roupinha de arqueólogo e sair procurando um fóssil de concha nas pedras! Eu achei um bem pequenino, mas teve gente que pegou uma formação bem completa de conchas nas pedras. Existe um museu só com fósseis encontrados na região, mas não quis visitar. Preferi ficar catando o meu na praia!



Para finalizar com chave de ouro, fomos conhecer a Durdle Door, uma formação rochosa maravilhosa em forma de portal no mar. Richard me deixou no começo da trilha, que é uma subida e tanto. Por ser muito íngrime, meus amigos da 3ª idade não foram e decidiram ir no carro me encontrar no estacionamento do outro lado, assim que eu terminasse a trilha. Atravessei a montanha sozinha cantarolando o meu mantra predileto, o Om Namah Shivaya, agradecendo ao divino pela oportunidade de estar ali. Uma pena o tempo não ter colaborado, pois deve ser ainda mais bonito em um dia de sol! Mesmo nublado, tinha muita gente no local e alguns corajosos até entraram na água.



INTERCAMBISTAS: Quem for no período de julho e agosto, auge do verão, pode pegar um ônibus direto de Bournemouth para a Durdle Door. Um domingão de sol lá, com a sua galera e uma farofinha básica, será bem especial! Informe-se sobre os horários e preços dos ônibus no ponto de atendimento ao turista que fica na Bournemouth Square.

Um comentário:

  1. Brenda, seu blog é realmente inspirador!! A sua maneira de escrever sua experiência, toda pesquisa realizada antes, durante e depois da viagem, contagia e entusiasma a quem te lê...Parabéns e obrigada por compartilhar! Seu blog é uma verdadeira bússola....

    ResponderExcluir