segunda-feira, 11 de junho de 2012

1º Weekend: Londres, Salisbury, Stonehenge e Bath

Meu primeiro final de semana livre na Inglaterra valeu pela viagem inteirinha! No sábado parti para Londres com a Discover Dorset, uma agência daqui especializada em tours de um dia só. Gastei £35 no passeio e valeu muito a pena! O motorista-guia Tim é uma figura e foi me buscar em frente à Kaplan (minha escola) às 7h40, como eu tinha combinado pela internet. Pontualidade britânica, eu te amo!

Na van, Tim foi explicando alguns detalhes das estradas inglesas e quando chegamos à Londres estacionamos em uma rua atrás do Palácio de Buckingham. Fiquei frustrada de primeira, pois o palácio estava com todos os acessos fechados para turistas, pois estavam desmontando as estruturas do palco onde rolou a comemoração do Jubileu de Diamante de Elizabeth. Uma pena! Mas nada que estragasse o passeio. Tim nos levou ao Big Ben, ao Parlamento, Rio Tâmisa, London Brigde, à roda gigante gigantesca London Eye, à famosa Whitehall, Trafalgar Square e nos abandonou em frente à Picadilly Circus com um mapa nas mãos. Tive mais 5 horas livres para conhecer o restante do centro de Londres. Almocei em um pub com uma senhora que estava na minha excursão, a venezuelana Mari. Decidimos voltar à Trafalgar Square e ver a exposição da National Gallery. A praça é famosa por abrigar todo tipo de manifestações em Londres e neste dia estava acontecendo um show evangélico. Dei uma volta rápida pela exposição, o suficiente para ver os girassóis de Van Gogh e ficar feliz pela oportunidade divina de estar na segunda cidade mais visitada do mundo! Compramos lembrancinhas e paramos em uma loja muito legal e com ótimos preços, a Cool Britannia. Camisetas super descoladas por £7 – me joguei!

Às 16h30 voltamos para a van, depois de nos perdemos por duas vezes pelo centro (normal!rs). Tim nos levou para conhecer alguns bairros tradicionais, como o Chelsea (sim, do time de futebol!). Mas antes de irmos embora, o fato mais inusitado: de repente surgiram centenas de ciclistas nus pela rua! Era a London Naked Bike Ride! Manifestantes que apelam para o uso de bicicletas nas grandes cidades como um modo mais sustentável de transporte.

Para os futuros intercambistas: Poderia ter ido à capital sozinha, por minha conta, mas só de passagens de ônibus de ida e volta eu gastaria quase £ 80. O sistema de transporte inglês é caríssimo. O passe do metrô de Londres é quase £5. Fica a dica!

Domingo acordei cedinho e corri para estação de ônibus de B’mouth para encontrar o ônibus da Indigo Travel, outra agência de turismo aqui da cidade. Estudantes da Kaplan tem desconto nessa aí, portanto, gastei apenas £25 para conhecer 3 lugares próximos: Salisbury, Stonehenge e Bath. Desta vez, a querida Sole estava comigo e nos divertimos muuuuuuito!

Primeira parada foi Salibury, uma pequenina e aconchegante cidade que é famosa por abrigar a catedral com a torre mais alta da Inglaterra. Lindíssima por dentro, com belos vitrais e um jardim maravilhoso na parte do fundo. Segundo o guia Marek, a catedral foi fundada em 1220 e foi a primeira em estilo gótico nas terras britânicas.

Segunda parada: Stonehenge! Estava realmente curiosa para conhecer o círculo de pedras mais intrigante do mundo. A entrada custa £8, mas a nossa estava inclusa no pacote. Ao entrar, recebemos um rádio onde apertamos um número e ouvimos os detalhes sobre a história do lugar. Muitas, muitas, muuuuuitas fotos depois, saímos de lá ainda mais confusos do que entramos. Se é um relógio, um santuário ou apenas uma brincadeira de bom gosto, ninguém sabe! Rs! Voltarei em Stonehenge dia 20 de junho, para a celebração do Solstício de Verão. É o único dia do ano que eles retiram as cordas e deixam as pessoas tocarem nas pedras. Vai gente do mundo todo para ver a noite mais curta do ano diante as pedras “sagradas”. Uhu!

Terceira parada: Bath! Fiquei completamente apaixonada por esta cidade! Diferente de todas as outras por aqui, a arquitetura de Bath é toda composta de tijolinhos amarelos (vermelhos são mais comuns). Assim, ao entrar no vale onde a cidade está situada, somos inundados por uma imagem lindíssima de prédios e casas padronizadas e únicas ao mesmo tempo. O centro da cidade tem cafés maravilhosos e artistas de rua cantando ópera e tocando violão em cada esquina. A abadia da cidade é fantástica!

Bath significa “banho” em português. Se chama assim por ser o único ponto de águas termais da Inglaterra. Na época da dominação de Roma na Europa, os romanos construíram uma grande Terma na cidade, que eles chamam de The Roman Baths. Lá era como se fosse um SPA para a galera relaxar, mas também muitas pessoas iam aproveitar os poderes curativos das águas termais. A entrada nas termas romanas custa £10 para estudantes. Eu e Sole ficamos receosas em pagar e ser uma bosta lá dentro, mas... foi maravilhoso! Na verdade, existe uma grande terma em forma de piscina (que é a parte mais famosa) mas também existem dezenas de galerias com descobertas arqueológicas do lugar, como imagens dos deuses Minerva e Netuno, que mostram que o lugar também era um templo de adoração. Um riquíssimo passeio, com muita informação. A gente ganha um rádio como em Stonehenge e um milhão de detalhes sobre a passagem dos romanos pela Inglaterra são desvendados. Se for a Bath, não seja mão de vaca! Conheça The Roman Baths!

Enfim, mais uma semana de aula vem aí. Até a próxima!