segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cheguei!


Uma odisséia e tanto, com direito a 10 horas voando, mais 3 horas de ônibus até chegar aqui em Bournemouth! Minha mãe, minha irmã e meu cunhado foram me levar ao Aeroporto Internacional 2 de Julho (sim, pra mim será sempre 2 de julho!) Na despedida, um chopinho com quibe e esfirra. Bye, bye Brasil!

Oito horas de vôo até Madri e no avião conheci a Sandra, uma dentista de Itabuna muito simpática que ia passar férias na Espanha. Já em Madri, meu primeiro perrengue: ao passar pela imigração, quase fico presa! Eles são miseráveis mesmo, os espanhóis são insuportáveis! Implicaram com meus documentos, disseram que não eram válidos. Quase comecei a chorar de tanto nervoso. Eles só me deixaram passar pq era uma conexão para Londres e eu não ia ficar lá na Espanha, mas o agente me esculhambou. “Eu vou deixar vc passar dessa vez, mas na próxima nem pensar!”, gritou ele. Eles fazem isso pra por terror, mais nada. Meus documentos estão todos ok, levei tudo organizadinho...

De Madri, peguei a conexão e o voo durou 2h. Enquanto a imigração inglesa, nossa, outra coisa... Foram rigorosos, me fizeram um monte de perguntas e respondi bem, com vários detalhes sobre minha vida aí no Brasil. Mas foram MIL VEZES mais educados que os espanhóis e nao duvidaram da validade dos meus documentos. Ao chegar, os próprios agentes da imigração me ensinaram qual ônibus pegar pra ir pra cidade onde estou, Bournemouth. Muito educado e solícito o povo daqui.

O ônibus da empresa National Express dá uma volta e tanto e passa por várias cidades antes de chegar aqui. Foi bom para ver o estilo de cada uma e sentir o clima do lugar. Mas eu estava exausta e foram torturantes 3 horas até chegar na rodoviária de Bournemouth. A passagem de ônibus do aeroporto de Gatwick para B'mouth custou 37 pounds. Peguei um táxi e a motorista Sandra puxou conversa como todo bom taxista: "Nestes últimos dias estava fazendo sol, dias bonitos. Só começou a chover e fazer frio hoje". Normal, pensei. É tradição passada de mãe para filha e onde eu e minha mãe chegamos, seja lá onde for, CHOVE. Quando fui até Goiânia em 2010, não chovia por 4 meses até o dia em que eu cheguei! Vou vender meus serviços para o sertão nordestino.

A família que me recebeu é uma graça, um casal muito simpático. Eles foram muito receptivos, me apresentaram a casa e já tinha um café quentinho na cafeteira me esperando... Tudo o que precisava, já que estava 15º de frio e ainda chuviscava! Conversamos até altas horas e já percebi que o inglês daqui é bem diferente do americano que aprendi no CCAA. Mas é só se concentrar que dá para entender.

No dia seguinte, tomei meu primeiro café da manhã aqui. Como disse em um dos primeiros posts, o pacote de itercãmbio que comprei inclui café da manhã e jantar. Não é lá um café da manhã de hotel, mas tem o que a gente come aí no Brasil. Pão integral, manteiga, geleia de frutas, marmelada, mel e uma pasta de chocolate parecida com nuttela. além de café, leite e cereais. Conheci a Eva, a filhinha de 3 anos de Roxanne e Peter. Uma fofa, muito educada. Conheci também minha colega de intercâmbio, a Mirriam (acho que é assim que se escreve). Ela é da Suíça e está hospedada em outro quarto da casa. Está passando 3 meses aqui em Bournemouth e me pareceu bem simpática. Hoje ela me chamou pra dar um rolé na cidade e aprender a andar de ônibus.

Ah, aqui é feriadão do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth! Minhas aulas só começam na quarta-feira. Então, esses primeiros dois dias serão de pura curtição!

O meu quarto é grande, com cama de casal, armário, cômoda e escrivaninha. Seguem fotos da casa e dos cômodos do lar da família Simons. Se essa primeira impressão imperar, a minha estadia aqui será ótima!












15 comentários:

  1. Ai amiga que lindo!!! Aproveite mesmo! E tô com você.. Espanha pra quê?!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai, fico muito feliz por vc, boa sorte e divirta-se muito.. estarei te acompanhando.. bjao

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Brendinha... aproveite muito! Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Que saudades de Bournemouth (ou seria Burmouth?)!!! Vc vai adorar aí, querida! Ande bastante de ônibus e não deixe de fazer o piegas (mas inesquecível) passeio(???) de balão. Saudades de vc tb! Beijos

    ResponderExcluir
  5. q fofo, brendinha!!! tudo muito lindo, e estou aqui torcendo para esta viagem ser mais do que vc esperou!!! bjoooo

    ResponderExcluir
  6. Ai, que chato isso da imigração espanhola. Mas que bom que tudo se resolveu! Continue contando suas aventuras, to gostando de ver! :*

    ResponderExcluir
  7. Olá Brenda! Tudo bem?
    Estou indo pra Bournemouth em Setembro, mas vou para o aeroporto de Heathrow, gostaria de uma informação se for possivel: você comprou antes ou na hora mesmo as passagens da national express? E tem algum limite de bagagem? Porque vou ficar 3 meses!! E o taxi fica muito caro? Ou não! É que to meio na duvida em como fazer para chegar na casa dos meus futuros hosts!
    Thais Harder

    ResponderExcluir
  8. Olá, Thais! Tudo ótimo! Sim, comprei o ticket da National Express na hora mesmo e foi bem tranquilo. Tem ônibus para bournemouth toda hora, não fique aflita. E nem é indicado vc comprar o bilhete antes, pois seu voo pode atrasar e vc perder o ticket, entende? Pelo o que eu entendi, não tem um limite de bagagem. Na volta, trouxe 2 malas com 24 quilos cada (sendo que cada uma pode ter até 32kg nos voos internacionais) e mais uma mochila de 35 litros bem cheias (com uns 10kgs). Mas é bom vc olhar no site na National Express se há algum regulamento. Mesmo se for passar 3 meses, aconselho não levar muita coisa. Você vai surtar com tanta roupa barata q tem nas lojas de departamento.. rsrsrs Qualquer coisa, me add no facebook, ok? https://www.facebook.com/brenda.ramos.125
    Estou a disposição! Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Nossa Brenda, show de bola seu blog!!
    Tô indo a B'mouth em Janeiro e você nos ajuda com informações muito necessárias, uma delas é essa do ônibus saindo do aeroporto, vou desembarcar em Heathrow e estou aflita com medo de me perder rsrsrs.
    Comecei a ler seus posts agora e estou ansiosa para ler tudo.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Julay!
    Que bom que gostou do blog! Me add no facebook que a gente pdoe conversar melhor! Fica tranquila, pois é muito fácil pegar o ônibus da National Express do aeroporto até B'mouth!
    https://www.facebook.com/brenda.ramos.125
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Olá Brenda!

    Obrigada por responder!
    Mandei a solicitação de amizade!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oii Brenda, vou para Bournemonth com minha irmã em julho do ano que vem e seu blog está nos ajudando muitooo. Gostaria de saber, com que antecedencia vc comprou sua passagem?? Beijos. Flávia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia!
      Não sei se cheguei a te responder... Mas enfim, comprei as passagens 1 mês e meio antes e me arrependi. Se tivesse comprado quando fiz o meu primeiro orçamento, mais ou menos 4 meses antes, teria economizado cerca de R$500. Fica de olho! Como vai em julho, compra por volta de março ou abril para pegar um bom preço. Beijão e boa sorte! Vc vai adorar B'mouth!

      Excluir
  13. Oi Brenda!!
    adorei o blog .. estou em bournemnth a dois dias, queria dica sua de como andar de onibus!!
    bjus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Tereza,
      No post seguinte eu dou dicas de como andar de ônibus na cidade. primeiro passo é você aprender o trajeto de sua casa até a escola de inglês. O segundo passo é aprender ir até a Bournemouth Square, que é o centro de Bournemouth. Depois, vc vai ficando mais segura para ir a outros lugares, pois as linhas são as mesmas. Eu sempre usada a cia azul. Tem a amarela tb, a depender do lugar onde moras, será útil. Compre sempre o bilhete semanal, ano passado custava 14 pounds. Vale durante 7 dias e vc usa o quanto quiser. É uma super economia! Beijão e boa sorte!

      Excluir