segunda-feira, 4 de junho de 2012

Curtindo o feriado!

Nesta segunda-feira a Inglaterra inteirinha está em festa, afinal, é o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth. São 60 anos representando a nação e o povo adora esse conto de fadas moderno. Aqui em Bournemouth não é diferente. As casas e lojas estão todas enfeitadas com a imagem da rainha e a bandeira do país. O feriadão só termina na terça, por isso as minhas aulas na Kaplan só começam na quarta-feira, dia 6.

Foi ótimo, pois nesse primeiro dia eu pude dar uma volta para me ambientar na cidade. Minha colega de intercâmbio, a suíça Myriam, me ajudou muito. Uma grande sorte encontrá-la aqui, pois além de ser muito bacana, ela é muito prestativa e logo se ofereceu para me ensinar a usar os ônibus daqui. Olha a Myriam aí ao lado esperando o buzu! Já já falo mais sobre ela.

Primeira parada foi na minha escola, que fica a menos de 10 minutos da casa onde estou. Na rua da Kaplan tem muitos restaurantes, cafés e supermercados. O mais curioso deles é o Tesco (foto), que funciona dentro de uma antiga igreja! Aliás, tem também uma danceteria próxima que funciona dentro de uma igreja. Mas como diz Mr. Peter, “para nós prédios são apenas prédios. Deus está em todos os lugares”. Sensacional!

Após me ensinar a chegar na escola, Myriam me mostrou o centro da cidade. Muitas lojas lindas, com roupas a preço de banana, mas a primeira que entrei foi uma de celulares. Como levei meu aparelho desbloqueado, comprei um chip SIM da operadora Lebara. Custou 4,95 pounds e ganho descontões para fazer ligações internacionais. Meu celular aqui é (44) 7587413516. Podem ligar! Depois fomos a uma loja de departamentos enlouquecedora, a Primark, que tem muitas roupas lindas e baratas. Mas respirei fundo, segurei na mão de Deus e só comprei um casaco (só trouxe um do Brasil) e um guarda-chuva (aqui sempre chuvisca do nada). Só o necessário!

Do centro de compras, seguimos para o parque principal da cidade. Jardins lindos, bem cuidados, que fazem a gente ter raiva no abandono dos espaços públicos brasileiros. É nesse parque que tem o famoso Balão de Bournemouth. É um balão que só sobe e desce, não roda pela cidade. É bom para fazer fotos aéreas do lugar, mas como o dia estava nublado hoje, acho que não valeria a pena ir nele. Custa 12 pounds.

Atravessando o parque, tem a praia mais badalada da cidade, onde fica o Pier. Apesar do friozinho, a praia estava cheia de gente na areia fazendo piquenique e, CREIAM, gente na água surfando. Lembrando que o verão aqui começa no dia 20 de junho, mas para eles o clima está maravilhoso. Quero logo me acostumar para desfilar de saia e short, como as moças descoladas do condado de Dorset!

Para encerrar o passeio, pegamos mais um buzu e fomos para um tradicional pub da cidade, o The Westbourne. Muito legal e bem tradicional, quase um patrimônio inglês. A gente senta, pede a half pint (chope!) e joga conversa fora. No blá blá blá do pub, Myriam me contou mais sobre ela. Tem 50 anos e dois filhos mais ou menos da minha idade. É engenheira da computação e tinha uma vida bem tranquila na Suíça, mas perdeu o emprego ano passado por não saber falar inglês (detalhe, ela é fluente em francês e alemão!). Por isso, ela vai passar 3 meses em B’mouth estudando. Assim ela espera ficar fluente e conseguir um emprego melhor, para poder ajudar os filhos a comprarem as casas deles, pois os dois vão casar em 2014. Nesse papo conversamos sobre a crise na Europa e percebi que nós brasileiros não temos a menor dimensão do baque que as pessoas aqui estão passando. Afinal, de crise a gente entende, né? Matamos um leão por dia no Brasil e entre subidas e descidas de inflação e alta corrupção, nós estamos conseguindo crescer. Myriam acha que o pior da crise econômica da Europa é o fato de os governantes dos países daqui não admitirem que estão em decadência, pois ainda se acham o centro do mundo. A Europa está ruindo e apesar do luxo, limpeza e organização do chamado 1º mundo, saí do The Westbourne com a plena convicção de que o Brasil é sim o país do futuro, como diz o slogan do governo federal.

O dia foi encerrado em um jantar com a minha hostfamily: frango com mostarda dijon, arroz e congumelos. Na tevê, a transmissão ao vivo do show de comemoração do Jubileu em Londres.

Só esse dia já valeu pela viagem inteira!

*dica preciosa*
TRANSPORTE EM BOURNEMOUTH: Para quem está pensando em vir para cá, informação importante: existem 2 operadoras de ônibus aqui, a Yellow Buses (amarelinhos de dois andares, como os de Londres) e a Wilts & Dorset (azuis e normais). Claro que queria muito ficar desfilando de dois andares por aí, mas para quem mora em Poole – cidade colada com B’mouth – é melhor comprar o passe semanal dos azuis, pois eles passam com mais frequência. São basicamente duas linhas, a M1 e a M2. A M2 é a mais usada para Bournemouth. A M1 segue para cidades vizinhas. É mais proveitoso comprar o passe semanal, que custa 13 pounds. Com ele, você pode usar os ônibus da empresa escolhida durante 7 dias e quantas vezes quiser. Fica a dica, Brasil!



4 comentários:

  1. Se você conseguiu se controlar na Primark, pode ir a qualquer reality show de compras que passa nas provas facinho!

    :)

    ResponderExcluir
  2. Amiga, foi uma provação mesmo.. Primark no primeiro dia das férias é para desalinhar os chacras de qualquer ser humano equilibrado! rsrsrs Não sei se terei forças ao entrar na Zara daqui! rs
    Beijos e saudades!

    ResponderExcluir
  3. Amigaaaaaa, adoro acompanhar seu dia!!!

    ResponderExcluir
  4. Veja se não rola nenhum bazar por ai. É muito legal e você não vai ter dor na consciência, porque vai gastar quase nda. Tem uns que são para obras de caridade, eu fui num desses e comprei coisas legais por 2 euros. Bjokas

    ResponderExcluir