terça-feira, 5 de junho de 2012

Custo de vida em Bournemouth: Alimentos


Já falei no post anterior que transporte aqui é muito barato, mas hoje vou falar das coisas que vi em um supermercado aqui da cidade, o Iceland. Essa rede de mercados vende coisas básicas do dia a dia e muita comida congelada. Não tinha muita variedade de alimentos, mas os poucos que encontrei contarei aqui sobre os preços. Para quem pensa em vir para cá, uma boa dica: Não comece a fazer a conversão direta de libra pra real na hora de escolher o que comprar. É a maior cilada! Se for assim, poucas coisas você achará que vale a pena comprar. Só que o turista não pensa que são produtos de qualidade maior que os do Brasil e que se fossem comprados no Brasil o preço seria bem maior (por causa dos impostos, claro!). Entenda que aqui a realidade é outra, logo, trabalhe com o que você tem nas mãos.

Aí você pergunta: “Brenda, dá para comprar o que com 10 pounds?” Bicho, MUITA COISA! Coisas que com certeza você não compraria com 35 reais, que é o valor convertido para o Real. Ainda não fui ao Tesco, que é a maior rede daqui, mas pelo menos no Iceland dá para fazer uma farra boa com 10 contos de libras. A lista abaixo é ótima para quem não optou por um intercâmbio com homestay (casa de família) e preferiu ir para um alojamento, onde terá que preparar a própria refeição. Vamos lá!

Frutas e verduras:
7 tangerinas: $ 2
6 peras: $ 1
4 kiwis: $ 0,5
4 cebolas: $ 1
500g de cenoura: $ 0,5
200g de cereja fresca: $ 0,5


Carnes:
Frango inteiro (1,70kg): $ 4
Carne moída (500g): $ 3
Kit churrasco com 25 peças (bifes de porco, bifes de boi, coxas de frango e hambúrgueres): $ 5 (só!)
Peixe Haddock (700g): $ 4
Filé de salmão (560g): $ 6
Mexilhões (450g): $ 1,5

Pratos prontos:
Porções individuais de comidas como lasanha, nhoque, frango xadrez e etc: $ 1
Pizza pronta grande: $ 2
Obs: Tem uma sessão de congelados só com pratos indianos, chineses e tailandeses. Coisas tipo frango com masala e arroz com curry. Só não achei acarajé nem feijoada, para a infelicidade dos brasileiros...

Outros itens:
Azeite de oliva extra-virgem: $ 2,5
Suco de laranja (1 litro): $ 1,5
4 latas de molho pronto de tomate: $1,5
4 latas de atum: $ 3,5
4 latões de Cerveja Skol (sim,lá tem! Mas não é a mesma que a nossa): $ 2,5
2 pacotes de pão integral (tipo o Plus Vita): $ 1 (fiquei bege!)
Leite (garrafa com 2 litros): $ 1 (bege outra vez!)
Presunto (15 fatias): $ 3
Queijo cheddar (200g): $ 1
Vinho (do bão!): $ 4

Ao sair, comprei dois vinhos e queijo cheddar (10 pounds,tudo!). Aliás, o queijo cheddar tem uma história massa! Foi criado aqui na Inglaterra e é totalmente diferente do cheddar do Brasil, aquele que vem no Mc Melt, da Mcdonalds. Aqui o cheddar é branco, tem uma textura parecida com o queijo brie. Ainda não provei... Mas comprei as duas versões: o “maduro” e o “leve”. O maduro tem um gosto mais forte, pois fica 12 meses curando. Depois eu falo sobre o sabor!

Após a pesquisa no mercado, fui ao coffee shop mais famoso do mundo: a Starbucks! Aqui em B’mouth fica bem ao lado da Kaplan e como o dia estava frio, a cafeteria estava lotada. Pedi um “Caramel Mocchiato”, que mistura o café expresso com leite vaporizado, baunilha e calda de caramelo. Tudo de bom!
Como a chuva começou a engrossar, comprei alguns jornais e voltei pra casa. Hoje é dia de dormir cedo pois amanhã começam as minhas aulas!

11 comentários:

  1. Que delícia de blog, Brenda! Que texto fluido, você desenha com as palavras! Favoritíssimo, e na sua torcida para continuar tudo fantástico aí! Beijoca,
    Dani "Campanha" Henning

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Dani!
    Depois quero resenhar com vc, viu? Assuntos de "campanha"... rsrs
    Continue vindo aqui sempre!
    Beijão e saudades!

    ResponderExcluir
  3. Oi Brenda, estou adorando ver seu blog, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Brenda! Seu blog tá massa!!! Abraço! (Amanda e Jonatan)

    ResponderExcluir
  5. Oi Brenda! Seu blog tá uma delícia de ler. Parece que tô aí com você. Beeeijooo

    ResponderExcluir
  6. Olá Brenda.

    Primeiramente parabéns pelo seu blog. Você ainda está morando em Bournemouth? Se estiver, qual é o custo de vida total atualmente de um mês por aí? Estou indo para Bournemouth na próxima sexta-feira (01/03/2013)

    Desde já muito obrigado.

    Wanderson

    ResponderExcluir
  7. Olá Wanderson!
    Não estou mais em Bournemouth... atualmente moro em Luanda, Angola. Mas creio que o custo de vida não tenha mudado tanto assim, afinal, esse post foi ha 6 meses. Tem muitas opções para alimentação na cidade, com certeza você vai encontrar o consumo certo para as suas necessidades.
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Oi Brenda,

    Sou de Luanda, Angola e pretendo ir pra Bournemouth em Maio de 2014. Adoro o seu blog, pois ajudou-me muito a escolher a cidade. Espero que o nivel de vida nao tenha mudado muito. Voce ainda mora em Luanda?

    Abracos

    Leodemila Carvalho

    ResponderExcluir
  9. Oi, Leodemila
    Sim, ainda moro em Luanda! Vá mesmo, você não irá se arrepender. Me adciona no facebook: https://www.facebook.com/brenda.ramos.125

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá, estou sempre olhando sua novidades no blog. Acho muito bom. E como agora em Julho estou indo pra B'mouth, estou mega frequentando seu blog. Suas dicas são ótimas, ainda estudo no ccaa, mas espero não ter tanta dificuldade com a língua, como vc disse é só prestar BEM atenção. Mas a minha grande preocupação é qto a minha despesa, qto levar, qto ter de reserva pra uma possível urgência?!!! Qualquer dica, agradeceria.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula! Obrigada! Então... Esse blog eu fiz em 2012, período em que estive lá. Pode ser que as coisas estejam diferentes, mas creio que nem tanto... Para conversarmos melhor, me adciona no facebook: https://www.facebook.com/brenda.ramos.125

      Excluir